sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O Prazer do Banho

Romanos foram mestres nos  prazeres do banho, e as famosas termas  ou casas de banhos públicos eram destinadas ao lazer, higiene e  terapia médica.
Originárias dos Caldeus, aprimoradas em requinte ofereciam os serviços de terapeutas perfumistas que elaboravam gama variada de produtos, entre os quais óleos perfumados para untar e limpar o corpo.
Os ambientes luxuosos e diversificados incluíam:
  • Apodyterium - vestiário
  • Tepidarium - banhos mornos
  • Praefurnium - fornalhas 
  • Caldarium - banhos quentes
  • Frigidarium - Banhos frios
  • Sudatorium - Sauna

Anexos  serviam de lojas  onde os clientes escolhiam os óleos e infusões que  utilizariam no  tratamento de beleza ou saúde em banhos coletivos, que aconteciam geralmente à tarde, após a jornada de trabalho.
Tecnologia e privacidade são tônica da época moderna, mas ainda desfrutamos o prazer de sabonetes, loções e óleos aromáticos.
Encontrados nos mercados  populares e perfumarias de luxo, sabonetes cumprem sua função de higienizar, perfumar e amaciar a pele.
Procuro utilizar os que apresentam pH neutro, pois a alcalinidade comum à maioria, desequilibra o pH natural da pele, ligeiramente ácido, e consequentemente altera a microbiota (flora normal de micróbios) diminuindo defesas naturais.
Contudo barrinhas artesanais e industriais nos encantam no seu irresistível apelo de formas coloridas e aromáticas , que encerram ativos botânicos,  óleos hidratantes, esfoliantes e emolientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciamos sua opinião. Comente...