terça-feira, 12 de junho de 2018

Pelerine, Estola, Poncho



Pèlerine ( fr)  ou peregrino é uma peça de vestuário popularizada nas peregrinações do século XIX . Era usada como casaco para viagem, cobertor para dormir ou sentar,  e até toalha de mesa nas refeições campestres.


Comum em todas as classes sociais com o passar do  tempo restringiu-se ao vestuário feminino,  uniformes militares como na Polícia Militar Francesa ( 1937 à 1967 ) e hábitos religiosos.


Geralmente de formato circular tem como objetivo cobrir os ombros. Foram confeccionadas em diversos materiais desde musselines e sedas até lãs e couros.
Pala é uma variação da pelerine, sem a abertura frontal.  Pode ser usada como proteção na chuva quando confeccionada em tecidos impermeáveis.


Puncho ou poncho é uma veste tradicional da América do Sul. O gaúcho do Sul do Brasil ainda usa ponchos em lã grossa para se proteger do vento nos pampas. É praticamente um cobertor com abertura para a cabeça.


Nas regiões andinas costuma ser feito com lã de alpaca, lhama ou vicunha. Muito coloridos e típicos.



Capas, algumas vezes chamadas de estolas, são vestimentas usadas para proteção ou enfeite há vários séculos. Na Grécia antiga mulheres costumavam usar longas e leves estolas. Também foi utilizada no vestuário masculino, em uniformes escolares e clericais.




Pilgrin,  poncho  e estolas estão bombando nas vitrines, nos mais variados tecidos, proporções, modelos e preços.
São relativamente fáceis de fazer e uma delícia de usar.
Para quem conhece os princípios básicos de costuras basta fazer o molde seguindo os diagramas e mãos a obra!
Se tesoura, agulha e linha não são o seu forte restam as técnicas de tricot e crochet ...









































Referências : Imagens disponibilizadas na internet de procedência identificada pelo logo da foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciamos sua opinião. Comente...