sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Raízes e Perfumaria

 Imagem: Foto de Alex Joukowski - Finalista do concurso fotográfico " Inverno Curitibano" 2005, registrada em Almirante Tamandaré/Paraná/Brasil ( 2004)

Araucaria angustifolia é o belo pinheiro do Sul do Brasil!
Outrora abundante na minha cidade foi a origem do seu nome através dos vocábulos de linguagem indígena da  tribo Guarani.
De cur yt yba para Curitiba significando "terra de pinheiros" ou "pinheiral".
Imponente na copa em forma de taça, que inspirou Oscar Niemeyer a desenhar o museu  localizado no Centro Cívico da cidade, adorna a paisagem além de produzir frutos saborosos.

Araucaria angustifolia - foto Elisabeth Casagrande

Raiz pivotante, sólida e ramificada rasga o solo profundamente, em extensão muito superior a altura da árvore.
Desta forma está arraigado no meu espírito o interesse pela perfumaria.
Profundo, entrelaçado com outros sítios da alma, ramificado e mais extenso do que  árvore que se desenvolve acima do solo.
No ano findo, oportunamente, conheci de forma virtual algumas pessoas que demonstraram pertencer a mesma confraria de interesses perfumados, apesar da distância e dos diferentes contextos de vida.
Percebi reflexos familiares nas histórias pessoais, opiniões e reminiscências de infância.

Casinha de bonecas - foto Teresinha Casagrande

De pequena, movida por incansável curiosidade, cresci na tranquilidade doméstica dos quintais com horta, criação de galinhas, pomar e fogão a lenha, domínios  da minha doce nonna.
Na casinha de bonecas instalada na varanda, defronte ao quintal, desenvolvi a alquimia infantil de poções milagrosas e  infusões perfumadas para usar nas bonecas.
Tentava, contudo não entendia como flores e plantas perfumadas não transferiam imediatamente seu espírito aromático para os macerados das panelinhas...faltava a técnica, embora  a raiz crescesse silenciosa.

Armazém da Terra Saboaria /samples - foto  Elisabeth Casagrande

Deparei-me com um espelho, irmanada  na meninice de Ju Monteiro, criadora da marca Armazém Natural da Terra Saboaria - artesanal como antigamente.
Vivendo próxima da mata atlântica, ao pé da serra, em São Paulo, Ju captura da natureza que a envolve inspiração e  matéria-prima para as delícias que manipula, orquestra, fabrica...
Sabões artesanais, nutritivos, curativos, sais e escalda-pés, cheirinhos para casa e  recentemente águas de colônias.
Produtos naturais embebidos do mais puro conceito da perfumaria niche!

Vídeo: Canção Infantil - Alecrim Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciamos sua opinião. Comente...