terça-feira, 12 de junho de 2018
Pelerine, Estola, Poncho
Pèlerine ( fr) ou peregrino é uma peça de vestuário popularizada nas peregrinações do século XIX . Era usada como casaco para viagem, cobertor para dormir ou sentar, e até toalha de mesa nas refeições campestres.
Comum em todas as classes sociais com o passar do tempo restringiu-se ao vestuário feminino, uniformes militares como na Polícia Militar Francesa ( 1937 à 1967 ) e hábitos religiosos.
Geralmente de formato circular tem como objetivo cobrir os ombros. Foram confeccionadas em diversos materiais desde musselines e sedas até lãs e couros.
Pala é uma variação da pelerine, sem a abertura frontal. Pode ser usada como proteção na chuva quando confeccionada em tecidos impermeáveis.
Puncho ou poncho é uma veste tradicional da América do Sul. O gaúcho do Sul do Brasil ainda usa ponchos em lã grossa para se proteger do vento nos pampas. É praticamente um cobertor com abertura para a cabeça.
Nas regiões andinas costuma ser feito com lã de alpaca, lhama ou vicunha. Muito coloridos e típicos.
Capas, algumas vezes chamadas de estolas, são vestimentas usadas para proteção ou enfeite há vários séculos. Na Grécia antiga mulheres costumavam usar longas e leves estolas. Também foi utilizada no vestuário masculino, em uniformes escolares e clericais.
Pilgrin, poncho e estolas estão bombando nas vitrines, nos mais variados tecidos, proporções, modelos e preços.
São relativamente fáceis de fazer e uma delícia de usar.
Para quem conhece os princípios básicos de costuras basta fazer o molde seguindo os diagramas e mãos a obra!
Se tesoura, agulha e linha não são o seu forte restam as técnicas de tricot e crochet ...
Referências : Imagens disponibilizadas na internet de procedência identificada pelo logo da foto.
Assinar:
Postagens (Atom)