domingo, 8 de fevereiro de 2015

Tratando a Pele - Creme de Avó



Entrei na fase dos "enta"  já é de tempo e gosto da minha pele para a idade que tenho.
Quando estava entre vinte e trinta anos, ainda no frescor de juventude,  herdei da mãe  uma receita  aprendida com uma amiga muito mais velha que ela, porém bem cuidada!
Reproduzo aqui a receita deste creme para hidratar a cútis  e retardar as rugas, apesar de pequenas falhas de memória....


Ingredientes

1. Creme Nívea (o original que vinha em alemão numa latinha azul escuro.)
2. Óleo de fígado de bacalhau (uma  colher de chá)
3. Arovit em gotas (não lembro o número, mas a quantidade era pequena, não excedendo 10 gotas para cada latinha pequena ).
4. Óleo de amêndoas doces (uma colher de chá)
4. Hipoglos (um tubo pequeno daquele para bebês, que existe desde 1939)

Hoje circula pela  rede  que o creme foi idealizado por um famoso cirurgião plástico nascido na mesma década que minha mãe. Logo  é possível  que a senhorinha idosa (primeira do meu círculo referindo a  receita)  tenha aprendido com ele... ou ele com ela.
Contudo a origem não importa, mas sim que o creme faz bem.

Uso
Aplique como um creme nutritivo sobre a pele limpa a noite. No dia seguinte lave o rosto antes de expor ao sol para evitar qualquer irritação devido as substâncias ( retinol, ácido cítrico) que podem agir como fotosensibilizantes.
E de maneira geral recomenda-se o uso de protetor solar cremes ou cosméticos para evitar o enfraquecimento de fibras de colágenos e ataque ao DNA das células do epitélio pela radiação UVA e UVB.

Analisando o creme.


1.Nívea: O original alemão sempre foi considerado excelente creme nutritivo e hidratante e a versão europeia contém: água, parafina líquida (óleo mineral), cera microcristalina, lanolina ( hidratante e protetor da pele), pantenol ( pró-vitmina B5), decyl oleate ( ácido graxo lubrificante), octildodecanol ( emoliente emulsificador), estearato de alumínio (emulsificante e espessante para os óleos da composição), ácido cítrico ( antioxidante), sulfato de magnésio ( ativador da circulação), estearato de magnésio (lubrificante e homogeinizador); limoneno, geraniol e hidróxicitronelol ( compostos aromáticos).


2. Óleo de fígado de bacalhau: óleo fermentado, obtido do fígado de bacalhau da Noruega, país nórdico frio e com pouca luminosidade durante o ano.  Riquíssimo em vitamina A e vitamina D.


3. Arovit: Na forma líquida contém 82mg de palmitato de retinol em 30 gotas. Este é forma de vitamina A mais suave que o retinol. Apresenta as mesmas propriedades


4. Óleo de amêndoas doces: obtido pela prensagem da semente de amendoeira ( Prunus dulcis) é riquíssimo em sais minerais essenciais e vitaminas, principalmente do complexo B. Sua função é hidratante, suavizante e anti-inflamatória.


5. Hipogloss: Usado há 70 anos na prevenção de assaduras em pele de bebês. Composto por retinol ( vit A), colecalciferol ( vit D) e óxido de zinco ( adstringente, antissético, antinflamatório, cicatrizante.


Os componentes importantes nesta mistura são: lanolina, pantenol e demais vitaminas do complexo B, ácido cítrico, vitamina A ( retinol e palmitato de retinol), colecalciferol ( vitamina D), sais minerais essenciais, sulfato de magnésio e óxido de zinco.
Em resumo, tudo de bom para a pele! Nutrientes que podemos obter com hábitos  de vida saudáveis , reforçados na aplicação externa.


PS: O cheiro de óleo de peixe não é intenso, mas existe,  o que limita um pouco o uso apesar dos benefícios.


4 comentários:

  1. Oiii... eu sempre comprei todos ingredientes em farmácia. Você pode usar um pote de creme que tenha acabado. Lavando bem e passando água fervente dá para aproveitar. Ou comprar em casas de embalagens e artesanato um pote novinho. Geralmente são vendidos em lojas que comercializam essências, material para fazer sabonetes, velas, etc. O segredo é usar utensílios super limpos, preparar uma quantidade pequena e guardar em local fresco ( geladeira?). Arovit em gotas creio que não vendem mais. Deve ter similar. Óleo de fígado de Bacalhau também é difícil, mas ainda é possível encontrar. Bjocas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, procuro à tempos o original alemão, mas não encontro como faço para adquirir? Tem algum site que possa me indicar?
    Fico no aguardo.
    (51)980126384 whats😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carine. O alemão você compra em sites alemães. Já experimentou o Amazon.de? Quando minha filha morou na Alemanha eu tinha alguns sites onde ela comprava alguns artigos que eu queria. Mas não sei se guardei estes registros.Faz tempo. Talvez até a Amazon americana ou a inglesa ofereçam o Nivea original. Só não sei se no alemão existem vendedores que enviem para cá. Ninguém gosta de enviar para o Brasil. É péssimo negócio. E outro empecilho é o idioma. Mas não custa tentar. Se encontrar os links dos sites registtro aqui. beijocas de Elisabeth

      Excluir

Apreciamos sua opinião. Comente...