quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cosméticos e Alergias


Tintas e produtos para cabelos, esmaltes, sabonetes, cremes de tratamento ... cosméticos em geral podem produzir alergia em aproximadamente 10% da população.
Crianças são particularmente sensíveis e ocasionalmente desenvolvem dermatites de contato usando estes produtos.
Algumas vezes é difícil identificar o foco através de sintomas. Exemplo disto é a alergia na pele e olhos provocada pelo esmalte!
Mais dificuldade há em determinar a substância específica que causa alergia nos cosméticos. Fragrância é uma das causas mais problemáticas nesta avaliação com  mais ou menos 500 componentes considerados possíveis alérgenos.
Frequentes focos de alergias nas fragrâncias ( perfumes, cosméticos e produtos de higiene) são as seguintes substâncias: aldeído cinâmico, álcool cinâmico, álcool alfa-amil cinâmico, geraniol, eugenol, isoeugenol, absoluto de musgo de carvalho, hidroxicitronelal.
Se você tem histórico de alergia ou apresenta sintomas sem saber o motivo dê uma olhadinha na composição dos seus cosméticos para pele cabelos e unhas, observando se eles contém algumas das substâncias abaixo.
Foram listadas pela revista O Globo (maio de 2005) como campeãs desencadeadoras de reações alérgicas através dos produtos de beleza.


- Bálsamo do Peru: Presente em cosméticos, sabonetes, fragrâncias, tintas e adesivos
- Butifeno: Nas fórmulas desodorizantes.
- Colofônio: Resina usada em esmaltes para unhas,ceras depilatórias, vernizes, colas, ceras em geral.
- Cloreto de Cobalto: Presente em esmalte para unhas e tintas para cabelos.
- Formaldeído: Aparece em cosméticos, fungicidas, sabonetes antissépticos, esmaltes, colas e fórmulas de tanino para couros.
- Germal 115: Formulações de cosméticos em geral.
- Kathon CG: Nas fórmulas de xampus, tintas de impressão e radiografias.
- Lanolina: Cosméticos para pele e cabelos, produtos de higiene e limpeza, artigos de couro.
- Nitrocelulose: Resina presente em tinturas capilares, esmaltes, cosméticos em geral, óleos e plásticos.
- Paraben: Nas formulações de cosméticos em geral, óleos e plásticos.
- Parafenilenodiamina: Tinturas para cabelo e cosméticos para a pele.
- Parafenilenodiamina Mix: Máscaras faciais, rímeis, esmaltes, tinturas e tônicos para cabelo e pele.
- Prometazina: Nas fórmulas de loções e cremes para pele, para queimaduras de sol, loções capilares, colírios e gotas auriculares.
- Propilenoglicol: Hidratante, lubrificante, emulsionante, solvente e umectante é usado em medicamentos, cosméticos, alimentos, pastas de dente, enxaguatórios bucais, tabaco, lubrificantes íntimos, óleos essenciais. Também usado como anticongelante não tóxico. Conservante fixador de perfumes.
- Quaternium 15: Em cosméticos, sabonetes, medicamentos, tintas de base latex.
- Resorcina: Comum em batons, loções, protetores para sol, tinturas de cabelos, tônicos capilares, tônicos anti-acne.
- Thiuran Mix: Em esponjas para aplicar maquiagem, sabonetes e xampus.


Além das substâncias alérgenas, cosméticos podem conter algumas consideradas fator de risco para o surgimento de tumores, ou ambas situações. Paraben ainda suscita dúvidas sobre a possibilidade como fator cancerígeno.
Recentemente uma entidade chamada Pró-Teste divulgou que esmaltes brasileiros contém níveis perigosos de substâncias cancerígenas como Dibutilftalato (plastificante), Furfural (solvente) e Tolueno e Nitrotolueno (solventes conservantes).
Para medir os níveis utilizaram o padrão europeu, mais acurado que o nosso, considerando que a ANVISA não determina limites nas concentrações destas substâncias com potencial tóxico e cancerígeno.
Apenas esmaltes claros de três marcas foram analisadas: IMPALA, RISQUÉ e COLORAMA.
Concluiram que:


Esmaltes Risquè: Baixa concentração de Furfural. Concentração de Tolueno acima do padrão  europeu no esmalte Renda. Concentração alta  de nitrotolueno no Paris e Renda. informação disponível em revistas online.


Esmaltes Colorama: Concentrações de substâncias atendem as exigências do padrão europeu. Informações disponíveis em revistas online.


Esmaltes Impala: Concentração de Tolueno acima do padrão europeu no esmalte Cigana. Baixa concentração de furfural. Concentração alta de nitrotolueno no esmalte Top Blanc. Dois esmaltes analisados ( Branco e Cigana) contém dibutilftalato. Informações disponíveis em revistas on line.

VÍDEO: Study FindsToxic Heavy Metals in Makeup

15 comentários:

  1. quais cosméticos populares contém bálsamo do PERU?

    ResponderExcluir
  2. Olá. Perfumes algumas vezes listam bálsamo de peru nas pirâmides olfativas. Aromaterapia pode usar o óleo essencial, também cosméticos manipulados.
    Infelizmente no Brasil, ao contrário do Hemisfério Norte, não existe lei que obrigue o fabricante a listar os possíveis alérgenos na composição de perfumes e cosméticos. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisabeth, obrigada por responder. Descobri recentemente que sou alérgica ao bálsamo de peru e fico preocupada pela não obrigatoriedade de sua especificação.

      Excluir
    2. Então...a quantidade de óleos essenciais é muito variável. Alguns perfumes que tem bálsamo de tolú na pirâmide podem ter o óleo essencial ou não. Geralmente são compostos sintéticos que simulam o odor. os perfumes importados trazem a maioria dos componentes listados. Sempre que tiver dúvida entre em contato com a marca através do SAC.

      Excluir
  3. Oi gostaria de saber, em qual cosmético é encontrado a substancia COLOFÔNIO..

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcia. Colofônio ou breu é uma substância castanha derivada da destilação de terebentina, que pode ser encpntrada em esmaltes, ceras depilatórias, sabonetes e pomadas. Estas são informações de literatura. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! você tem alguma sugestão de sabonete, condicionador, shampoo, hidratante e desodorante que não tenha balsamo de peru na composição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Fica difícil sugerir, pois eu teria que ter conhecimento da composição de inúmeras marcas para elaborar uma relação. As nacionais, se não for determinado pela Anvisa, dificilmente listam os ingredientes, mesmo os considerados alérgenos. Contudo tenho lido boas referências sobre uma marca grega que vende no Brasil com bom custo benefício e que trabalha muito com ativos botânicos hipoalergênicos: Korres. Outra solução é entrar em contato com o SAC das grandes marcas e pedir esta indicação.beijocas

      Excluir
  6. O Timerosal e o Colofônio estão presente em tinturas de cabelo ou tatuagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Timerosal parece-me que entra na composição de tinturas. Porém esta composição é variável. No Reino Unido existe um estudo para fabricar ,eficaz em relação aos cabelos brancos, feita a base de algas. Vamos aguardar. Quanto ao breu ou colofônio não saberia lhe dizer. De qualquer forma as marcas registradas tem que listar os componentes. Determinação da Anvisa. Então sempre que for comprar leia o rótulo e faça o teste de alergia no braço. Sugiro a leitura em sites sobre aleérgenos, como este...http://blog.alergohouse.com.br/vale-a-pena-ler/substancias-hipoalergenicas/. beijocas

      Excluir
  7. Meu filho tem alergia ao bálsamo do Peru ele tem 16 anos. Gostaria de saber se nós produtos da linha Grando hipoalerginicos contém essa substância do bálsamo do Peru. Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga fica difícil especificar. Cada produto tem uma composição. A dica é escolher uma marca confiável, de reputação conhecida. Geralmente elas trazem as substâncias químicas na composição. As letrinhas miúdas dos rótulos. Quase impraticáveis pra ler. Eu uso um truque: fotografo com o celular e amplio.Cosméticos importados sempre tem a composição. Nacionais as vezes não. Neste caso ligue para o SAC da marca.Abraço de Elisabeth

      Excluir
  8. Quem tem alergia a colofonio tem dificuldade em usar máquiagens? Li que tem em muitas maquiagens

    ResponderExcluir
  9. Oi Lyandra. Segundo a Sociedade Portuguesa de Alergia e Imunologia cosméticos que podem conter colofônio são:
    "Sombras, máscaras, batom, sombras, bindi, iluminador, corretor, concealer e highlighter, rímel, bases, lacas, depilatórios, brilhantinas".
    E o colofõnio pode aparecer som os seguintes nomes:
    "Colophonia resina, Gum rosin, Colophony rosin, Pine rosin, Disproportionated rosin, Rosin, Greek pitch, Wood rosin, Tall oil, Colophonium, Resin terebinthinae, Staybelite, Hercalyne, Pentalyn, Abitol. Os seus componentespodem ter surgir com os seguintes nomes: abietic acid, abietyl alcohol, abitol, dehydroabietic acid, dihydroabietic acid, methyl abietate alcohol, glyceryl abietate, triethylene glycol rosinate, and glyceryl hydrogenated rosinate.Esta não é uma lista completa, uma vez que os fabricantesintroduzem e removem químicos das suas linhas de produção com regularidade".
    Assim você deve prestar muita atenção na composição e não usar os produtos que contenham colofônio.

    ResponderExcluir

Apreciamos sua opinião. Comente...